Projeto: “Liberte o Artista que existe em você” (arterapia).
Atividade: Oficinas de Arteterapia.
Público Alvo: crianças de 7 a 13 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social.
Quantidade atendida: até 15 assistidos.
Período: sextas-feiras e sábados, das 16h às 18h.
Recursos Humanos: um Assistente Social, um Psicólogo e um Oficineiro.
Local: Praça Portugal, 20 – Pinheiros/SP – CEP 05414-030 – Tel. (11) 3085-9740 / 98303-3817

INTRODUÇÃO
A Arteterapia é uma modalidade terapêutica, que consiste na utilização de recursos artísticos, que auxiliam na expressão de conteúdos internos de forma terapêutica. Os recursos artísticos são muitos, como música, poesia, dança, literatura, desenho, teatro, escultura, pintura, colagem, entre outras ferramentas. A arte possibilita a livre expressão, onde não há certo ou errado, feio ou bonito, mas sim a liberdade de expor sua visão, ou seja, como você enxerga e sente o mundo ao seu redor. Esse fenômeno é chamado de auto expressão, no qual a pessoa que está fazendo Arteterapia ao elaborar um conteúdo artístico está cuidando da sua saúde, buscando formas de lidar com os aspectos que podem ser dolorosos e potencializar os aspectos que são vistos como positivos. As crianças e adolescentes precisam ser estimuladas de forma saudável, contemplando todas as suas áreas do desenvolvimento, e a arte possibilita que as crianças e adolescentes expressem seus conteúdos internos e ainda possam ressignifica-los. Sabemos que pelo fato dessas crianças e adolescentes estarem inseridos em uma situação de vulnerabilidade social, eles estão mais suscetíveis a situações traumáticas e um empobrecimento de estímulos saudáveis. Nesse cenário, a Arterapia exerce um papel essencial no enriquecimento de repertório desses assistidos, bem como no fortalecimento dessas crianças e adolescentes.
OBJETIVOS
- Oferecer um ambiente seguro para que os assistidos possam expressar seus conteúdos internos, por meio de oficinas de Arteterapia.
- Favorecer o desenvolvimento pessoal saudável dos assistidos, contemplando os aspectos cognitivos, motores, emocionais e sensoriais.
- Possibilitar o autoconhecimento e a auto expressão das crianças e adolescentes, fortalecendo a autoestima delas.
- Incentivar o uso da criatividade, como um dos recursos mais importante que o ser humano tem.
- Melhorar a qualidade da forma com que os assistidos se relacionam.
- Ampliar o universo de conhecimento dos assistidos.
MÉTODO
Realização de oficinas semanais de artes, priorizando o uso de recicláveis. As oficinas ocorrem duas vezes por semana, possibilitando a expressão individual e o resgate do potencial criativo. Dessa forma, a arte é entendida como uma forma de comunicação, uma linguagem própria que cada participante poderá expressar. Com o uso de recicláveis é ensinada a importância de reutilizar materiais, diminuindo a produção de lixo e buscando uma sociedade sustentável, de acordo com os ODS.As oficinas semanais são em grupos, e com temas predefinidos pelo oficineiro responsável. Na ocorrência de alguma demanda individual a Psicóloga responsável faz atendimentos individuais.








